Reflexão sobre a política atual de Alexandria: Gado-gente

Robson Sousa/Advogado e Professor

Alexandria agora está bifurcada.Explico melhor:Duas Oposições ao governo Nei Rossato. A primeira, foi aquela derrotada no pleito de 2012, no qual o atual Prefeito derrotou a médica Jânia Fernandes, que era candidata do grupo situacionista do então prefeito Alberto Patrício. Estes grupos voltaram a ser enfrentar em 2014, sendo que o resultado foi favorável à primeira oposição,que apoiou a candidatura do atual governador, Robinson Faria.

 A novidade é que o modelo administrativo implementado pelo atual prefeito,Nei Rossato,marcado pela centralização, parece dá sinais claros de saturação, e perde apoio de sua base de sustentação na Câmara municipal. A segunda oposição,nascida de dentro do atual governo, terá uma missão de desvincular-se do ocupante do palácio Noé Arnaud.

Ou seja,ser uma oposição verdadeira. Se fizermos uma analogia com o Titanic,que afundou em 1912 após um choque com iceberg na costa canadense, a nova oposição parecia ter combinado um salto nos botes que a levaria para fora do "navio" a deriva. Não mais compartilha do "vamos que vamos". Esta pronta para ser um "vamos sem tu". 

A velha oposição,aquela que era a legítima,parece estar conformada. Muitos já estão empregados nos cargos do governo do Estado.Calados demais. Satisfeitos,pois! O atual governo municipal seria equivalente aos "músicos" que mesmo vendo o desespero a "bordo",continuam tocando como se nada acontecesse.

O Povo,bem,este está preso,lá embaixo,próximo ao porão.As portas estão fechadas para que ele não possa fugir do naufrágio certo. Não há "botes".Mas,pode ter certeza:estão doidos por uma disputa. "Descer" o Cascalho em passeata é muito mais importante do que resolver a crise atual que fere de morte a nossa dignidade humana. Precisaríamos de uma coalizão de lideranças para resolver o quadro caótico da atualidade.Mas, continuamos inertes, incautos,desprovidos de consciência crítica e fadados a ser "gado-gente",que se "marca","tange","ferra","engorda" e "mata". Alexandria insiste em não aprender.Lamentável!

(Texto original publicado por Robson Sousa, advogado e professor, no Facebook, neste domingo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog