Luiz Gonzaga é homenageado pelo MinC

Luiz Gonzaga é o homenageado do Ministério da Cultura com A Ordem do Mérito Cultural 2012,concedido aos artistas que contribuíram divulgando a cultura brasileira.
A cada edição da Ordem do Mérito Cultural (OMC), uma personalidade ou instituição é escolhida para receber homenagem especial, tornando-se ao mesmo tempo o tema dessa condecoração que, desde 1995, é outorgada pelo Ministério da Cultura a personalidades, grupos artísticos, iniciativas ou instituições que se destacaram na vida cultural brasileira.
Nesta 18ª edição (OMC 2012), o homenageado é o compositor e instrumentista Luiz Gonzaga, o ‘Rei do Baião’, considerado um dos maiores nomes da música popular brasileira.
Por meio de sua música, o pernambucano Luiz Gonzaga levou a todo o Brasil a magia das festas juninas e do forró pé-de-serra. Numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado, o músico promoveu a valorização dos ritmos nordestinos e apresentou aos brasileiros temas presentes no cotidiano do sertão, como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra.
Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu na fazenda Caiçara, em Exu, na Serra do Araripe, zona rural do sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912. Neste ano de 2012, portanto, comemora-se o centenário de nascimento do artista.
Ele ingressou no Exército aos 18 anos, de onde saiu em 1939. Logo depois foi morar no Rio de Janeiro. Para sobreviver tocava em festas na Lapa e se apresentava nas ruas, passando o chapéu depois de tocar.
Foi assim, longe dos holofotes e dos palcos que Luiz Gonzaga começou sua carreira. Em 1942 começou a fazer sucesso nas emissoras de rádio. Logo começou a participar de programas de calouros e foi no programa de Ary Barroso, na Rádio Nacional, que finalmente ganhou o primeiro lugar em um concurso, com a música “Vira e Mexe”.
Genial instrumentista e sofisticado inventor de melodias e harmonias, ganhou notoriedade com as canções “Baião” (1946), “Asa Branca” (1947), “Siridó” (1948), “Juazeiro” (1948), “Qui Nem Jiló” (1949) e “Baião de Dois” (1950). Suas músicas são bastante conhecidas até os dias atuais, como “Asa Branca”, “Luar do Sertão”, “A Feira de Caruaru”, “A Triste Partida”, “Xote das Meninas”, “Numa Sala de Reboco”, e “ABC do Sertão”, entre dezenas de outras canções de grande sucesso.
“Asa Branca” foi feita em parceria com Humberto Teixeira. Foi gravada por Luiz Gonzaga no dia 3 de março de 1947 e virou hino do Nordeste brasileiro. Em 1950 recebeu dos paulistas o título de “Rei do Baião” que o consagra até os dias atuais.
O músico nordestino ganhou muitos prêmios e homenagens em vida e também após a morte. Faleceu no dia 2 de agosto de 1989, em Recife. Suas canções e o desejo de valorização da cultura nordestina e brasileira fazem dele um mito.

Fonte: Portal MinC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog