CNJ: População Carcerária Feminina no Brasil e de quase 37 mil

Do total de 580 mil presos, população carcerária feminina no Brasil é de quase 37 mil
 
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou na quinta -feira (22) um estudo onde revela que Atualmente, 580 mil pessoas estão presas no Brasil. Quase 37 mil são mulheres, o que corresponde a 7% dos encarcerados. Desse total, 829 são estrangeiras de diversas nacionalidades, especialmente da África e da Ásia.  Sobre o problema, o coordenador
do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), Luciano Losekann, disse que: 


 A temática é tão difícil e tão problemática que nós, do CNJ, temos sido estimulados a pensar e repensar, no âmbito interno no Poder Judiciário, em políticas para as mulheres encarceradas”,

Ele ressaltou outros fatores negativos sobre a população carcerária feminina no Brasil como a falta de acompanhamento jurídico a presas e presos." Eles não possuem conhecimento dos seus direitos e deveres, e essa falta de acesso ao  conhecimento milita contra o preso"." “Temos o poder e o dever de mudar essa realidade”, finalizou.

Segundo Luciano Losekann, nos anos de 2010 e 2011, o Mutirão Carcerário passou por todas as unidades da federação e por meio dessas visitas foi possível revisar processos dos réus e fazer inspeções nos estabelecimentos prisionais de cada estado. “Hoje temos um raio X muito bem dimensionado de como está o sistema prisional brasileiro”, avaliou, ressaltando que inúmeros problemas foram detectados, entre os quais a superlotação dos presídios, o excesso de presos provisórios, a falta de condições de salubridade e de regular andamento dos processos.

CNJ
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog