Onu condena ataque a gaza: ‘Nada é mais vergonhoso que atacar crianças dormindo’.

Menino senta sobre ruínas em Gaza. Foto: UNICEF/El Baba
menino senta sobre ruínas em Gaza. Foto: UNICEF/El Baba
Representantes da ONU condenaram veemente o novo ataque ocorrido na última quarta-feira (30) à terceira escola da ONU na Faixa de Gaza, onde 3.300 palestinos buscavam abrigo. Ao menos 15 pessoas morreram, incluindo quatro crianças e um guarda das Nações Unidas; dezenas de pessoas ficaram feridas.
“Nada é mais vergonhoso do que atacar crianças dormindo”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “Condeno o ataque veemente. É escandaloso e injustificável e requer responsabilização e justiça.”
O comissário-geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) também condenou o ataque, qualificando o ato como “uma afronta a todos nós, uma fonte de vergonha universal.” Ele lembrou que a localização precisa da escola para meninas Jabalia foi informada as forças israelenses poucas horas antes do ataque justamente como forma de assegurar sua proteção.
Por outro lado, a UNRWA voltou a achar foguetes escondidos em uma de suas antigas escolas e condenou o uso de suas instalações para guardar material bélico. O diretor de operações do Escritório de Coordenação de Ajuda Humanitária (OCHA) esclareceu que os foguetes foram encontrados em escolas que tinham sido abandonadas pela ONU por causa da intensidade do conflito naquelas áreas e graças a diligência e investigação efetuada pela ONU.
“Quando os funcionários da ONU controlam as escolas, eles podem garantir que as instalações estão livres de armamento e que nenhuma arma é permitida dentro do prédio”, disse Ging. Ele também disse que os palestinos estão dominados por um “medo mortal” e que estão presos em um “drama traumático.”
Fonte:Portal da ONU/Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog