Açudes do Alto Oeste em alerta vermelho
A reportagem do Jornal de Fato traz a tona, a gravidade da situação em todas as regiões do Rio Grande do Norte em decorrência da seca. Praticamente a maioria dos grandes reservatórios estão secos, ou abastecendo as cidades no limite. Rodolfo Fernandes e Antonio Martins estão sendo abastecidos com carros pipas.
Ainda de acordo com a matéria as obras anunciadas pelo governo, de transposição, cisternas, açudes, barragens estão emperrados e a solução longe da visão da população. A Barragem de Pau dos Ferros está com 6,88% de sua capacidade de armazenamento, foi projetado para comportar 54.846.000 metros cúbicos de água e tem, atualmente – segundo medição feita pelos técnicos da Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos no dia 1º último –, 3.773.999 metros cúbicos de água.
Alexandria, cidade também situada no alto oeste está com o açude Bananeiras , praticamente seco. Na primeira semana de setembro terá inicio o racionamento de água no município.
Os açudes do Alto Oeste estão em alerta vermelho, que pode agravar com o período da seca. Previsão de chuva na região só em janeiro.
Comentários