Governo Federal decreta estado de emergência em 152 municípios do RN

Portal Brasil

Ao todo, 152 das 167 cidades do Rio Grande do Norte acabam de ser reconhecidas em situação de emergência por conta da seca que assola a região. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (16), pelo Ministério da Integração Nacional (MIN).

A população tem sofrido com a falta de chuva desde o ano passado e em março desde ano, mais de 95% de todo o estado, teve decretado situação de emergência. Sem melhorias e com restrição do uso da água nas cidades atingidas, o governo voltou a reconhecer a situação.

Desde o começo deste ano a condição hídrica das cidades apresenta um quadro de grave no abastecimento de água, pois os principais reservatórios localizados no estado se encontram com percentual de armazenamento em torno de 25% a 30% de sua capacidade máxima.

Na zona rural do estado, não há água suficiente para o consumo humano e animal. A estiagem prejudica a produção agrícola e pecuária. Em 2013, a seca causou um prejuízo ao setor agropecuário de R$ 3,8 bilhões, que representa quase 47% da produção estimada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog