Avaliação da Alfabetização mostra abismo entre estados da federação

Avaliação Nacional da Alfabetização mostra a situação vergonhosa da educação básica nas regiões Norte e Nordeste. Estudantes no 3º ano do ensino fundamental, não sabem, ler, escrever e não tem noção de matemática. No contexto geral o Brasil não passou na Avaliação Nacional de Alfabetização. Todas as regiões foram reprovadas.


Analfabetismo alarmante nas primeiras séries iniciais da educação básica brasileira, com destaque novamente para as regiões Norte e Nordeste. O resultado do Ana (Avaliação Nacional da Alfabetização) divulgados pelo Ministério da Educação mostra a disparidade regional e os índices vergonhosos das regiões Norte e Nordeste. As matérias avaliadas foram leitura, escrita e matemática aplicadas aos alunos do 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas. 

A diferença aumenta em relação a escrita. No Nordeste 3,72% e no Norte 4,12% foram bem conceituados. No Sul e Sudeste a média ficou entre 32,55 e 36,13%. O quadro é o mesmo em relação a leitura e escrita.

Para o ministro Renato Janine, o único nível inadequado é o um" Os níveis dois, três e quatro são adequados. O nível um é francamente inadequado. Ele sequer lê uma palavra, declarou o ministro.

Publicado por Alenotcias com informações da Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog