Governo do RN prorroga situação de emergência em 153 municípios

O decreto de Situação de Emergência em 153 Municípios do Rio Grande do Norte que sofrem com a estiagem prolongada foi prorrogado por mais 180 dias. A renovação, assinada pelo governador Robinson Faria, está publicada no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira, 24 de setembro. Para o governo, esta é a pior seca do século.

Composto por 167 cidades, o Estado do Rio Grande do Norte enfrenta problemas com a seca desde 2012. Do total de Municípios, 122 são abastecidos por caminhões-pipa, 35 fornecem água aos moradores por meio de rodízios e 11 estão em colapso no abastecimento.

Segundo informações do governo estadual, os prejuízos já superam a cifra de R$ 4 bilhões e 698 milhões, o que representa uma redução de 57,54% da produção agropecuária em anos de inverno normal.

Prejuízos
O documento afirma que a escassez também atingiu a produção de frutas irrigadas, chegando a uma redução de 25% no volume produzido. Para a cana de açúcar, a queda foi de 30%. Para a pecuária, os prejuízos foram da ordem de 60%, o mesmo percentual de redução para as culturas de subsistência, inclusive o algodão e a castanha de caju.

Fonte:CNM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog