Ministro Barroso: "A política morreu"

"Pede para desgravar", disse ministro, depois de ser informado que a palestra estava sendo gravada

Sem saber que estava sua fala estava sendo transmitida pelo sistema interno de áudio das sessões do STF, o ministro Luís Roberto Barroso criticou nesta quinta-feira (31), durante audiência com alunos da Fundação Lemann, a falta de alternância de poder e disse que "a política morreu". As declarações se referiam ao desembarque do PMDB da base aliada do governo federal.

"A política morreu, porque nós temos um sistema político que não tem um mínimo de legitimidade democrática", disse o ministro, ao ser questionado pelos alunos sobre a atual crise política.

"O sistema deu uma centralidade imensa ao dinheiro e à necessidade de financiamento, e se tornou um espaço de corrupção generalizada. Estou falando aqui, em um ambiente acadêmico, como se eu estivesse com meus alunos. Quando, anteontem, o jornal exibia que o PMDB desembarcou do governo, e mostrava as pessoas que erguiam as mãos, eu olhei e disse: Meu Deus do céu, essa é nossa alternativa de poder. Não vou fulanizar. Quem viu a foto, sabe do que eu estou falando. Portanto, o problema da política, nesse momento, é a falta de alternativa. Não tem pra onde correr. Isso é um desastre".

Na foto, à qual Barroso se referia, aparece o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e ex-ministro da Aviação Civil Eliseu Padilha. A imagem foi feita na reunião do PMDB, realizada na última terça-feira (29), quando o partido decidiu deixar a base aliada do governo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog