domingo, 29 de janeiro de 2017

Serra da Capivara passa a ter gestão compartilhada

Agência Brasil
Resultado de imagem para parque da serra da capivara
O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí agora terá um modelo de gestão compartilhada. O acordo foi firmado nesta semana entre diversos órgãos e prevê cooperação técnica e divisão de atribuições especificas entre os gestores. 

 O documento foi assinado na quarta-feira (25), no local, pelo ministro da Cultura, Roberto Freire, pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, pelo governador do estado, Wellington Dias, pela presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, e pela diretora-presidente da Fundação do Homem Americano (Fumdham), Niéde Guidon.

 A gestão será compartilhada entre o Iphan, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o ICMBio, o Ministério do Meio Ambiente, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, a Fumdham e o governo do Piauí. 

 O local é um santuário histórico e cultural que abriga 400 sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres de cerca de 43 mil anos. O parque também tem grande importância ambiental. São 129 mil hectares de proteção integral à natureza, abrigando espécies nativas da caatinga. 

O local fica no semiárido nordestino, na fronteira entre duas formações geológicas, com serras, vales e planície. Abrange os municípios São Raimundo Nonato, Canto do Buriti, Coronel José Dias e São João do Piauí.

Nenhum comentário: