Laudato Si e a Amazônia: Um resgate da consciência ambiental

                     

Em 2015 o Papa Francisco lançou a encíclica Laudato Si -" Louvado seja meu Senhor"  sobre o cuidado com a casa comum. Uma texto em 6 capítulos que o pontífice denominou  'encíclica social' que aborda a relação íntima dos poderes e a fragilidade do Planeta.

No capítulo I (38) com o tema Perda da biodiversidade o Papa fala sobre a depredação dos recursos do meio ambiente por causa de formas imediatistas de entender a economia e a atividade comercial e produtiva

Sobre o impacto nas florestas como "pulmões do planeta" cita a 'Amazônia,  bacia fluvial do Congo, os grandes lençóis freáticos e os glaciares repletos de biodiversidade e a importância para o planeta.

" A importância destes lugares para o conjunto do planeta e para o futuro da humanidade não se pode ignorar. Os ecossistemas das florestas tropicais possuem uma biodiversidade de enorme complexidade, quase impossível de conhecer completamente, mas quando essas florestas são queimadas, ou derrubadas para desenvolver cultivos, em poucos anos, perdem-se inúmeras espécies, ou tais áreas transformam-se em áridos desertos".
Papa Francisco - Laudato Si)

Laudato Si chama para um resgate da consciência ambiental, sobre a  importância global da Amazônia para a biodiversidade e os perigos de sua devastação desenfreada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog